terça-feira, 5 de abril de 2011

O Homem e o Tempo





Mais uma vez,aqui estou..me lembrei que li faz um tempinho 'O Homem e o Tempo' de Santo Agostinho,pra um vestibular (que eu não passei..hehehe,mas enfim..).
Inicialmente achei que seria muuito chato,mas até que não foi,pude analisar muitas coisas que nunca tinha parado pra pensar. E outro dia, estudei sobre as crenças ocultas (quando dizemos por exemplo, são sete horas, a crença oculta é que existe o tempo), que tem muito a ver com este livro.
E vi depois que o li,que minha vida toda foi torneada por segundos, minutos, horas, dias e por aí vai...e de certa forma isso nos prende tanto,que é bem provável que passemos toda a nossa vida sem realmente viver,pois nos limitamos a 24 horas por dia. Mas o autor destaca algo que achei muito interessante,ele diz "...o eterno hoje..." .É realmente meio estranho ler isso,mas se formos analisar o tempo, a noção de horas e dias é uma coisa humana( que claro, foi a descoberta\invenção mais útil da humanidade), antes do calendário e da noção apurada de tempo o ser humano vivia,e vivia bem (com certas limitações,mas vivia bem).
Hoje é impossível pensarmos na vida sem relação temporal,pois toda nosso desenvolvimento depende, e muito, dele.Contudo, tentei ficar uns dias vivendo este 'eterno hoje' e me senti muito bem e 100% segura e responsável por minha vida. Foi tão bom não me limitar a datas de provas,trabalhos e formatura. Aprendi a ser menos dependente do tempo que nos liberta e escraviza ao mesmo tempo. Salve Santo Agostinho..rsrs



Por: Naiara Oliveira

2 comentários: